terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Principais causas da eutrofização

Determinadas acções do Homem intensificam o fenómeno de eutrofização, acelerando o seu processo pelo enrequecimento anormal da água em nutrientes, como o fósforo e o azoto.

De entre essas acções Humanas destacam-se a agricultura e o não tratamento dos esgotos.

Imagem retirada do site www.achetudoeregiao.com.br

Com a retirada dos vegetais plantados no terreno há uma retirada de nutrientes que é compensada com a utilização de fertilizantes. Estes são produtos ricos em fósforo e azoto, sendo muitas vezes utilizados em quantidades superiores à capacidade de assimilação dos vegetais.
Devido à desflorestação para a criação de zonas para a agricultura, a capacidade de infiltração no solo diminui. Assim, os nutrientes escoam superficialmente pelo terreno até atingirem um curso de água.

Imagem retirada do site www.abae.pt

Os esgotos, decorrentes da ocupação urbana, representam um maior factor de deterioração da água. Contêm elevadas quantidades de azoto e fósforo, presentes nas fezes, nos restos de alimentos, nos detergentes e outros produtos das actividades Humanas.

Na ausência de interferência humana, também ocorre eutrofização. O lago retém sólidos (quer minerais, quer orgânicos) que, ao longo do tempo, se sedimentam, formando uma camada no fundo. Os fenómenos de decomposição desse material levam a um aumento do nível de nutrientes na massa de água. Consequentemente, há um crescimento na população de plantas aquáticas.

3 comentários:

Anónimo disse...

eu adorei a pesquisa espero que sempre ponham coisas novas pra que sempre estejamos atualizados de tudo
obrigado

Anónimo disse...

nem colocam formas de prevenção!!! affe!!

Anónimo disse...

quero sx