Ribeiro da Relva
Ribeira
Casegas:
Ribeira
Serra da Estrela:
Nossa Senhora da Estrela
Amostras recolhidas
Material:
Vertemos para cada gobelé 100 ml de água e procedemos às medições. Determinámos o pH,
Quanto à temperatura, uma vez que não foi medida no local de recolha, não se trata de um dado fiável. No entanto, a temperatura é um factor que acelera os processos biológicos.
Não se verifica uma grande variação nos valores de pH registados, quer entre a totalidade das amostras e a água do lago, quer entre os cursos de água ao ar livre e os furos, sendo estes os que apresentam os menores valores. Todas as amostras apresentam um pH ácido.
O valor de óxigénio dissolvido na água deve situar-se entre 8.0 - 9.0 mg/L. A média dos valores recolhidos é de, aproximadamente, 5.4 mg/L, pelo que, considerando este parâmetro, a água encontra-se moderadamente poluída.
A quantidade de óxigénio dissolvido está relacionada com a eutrofização. Quando o fitoplâncton (microalgas) e a massa de algas começam a morrer, bem como os seres que deles se alimentam, a sua decomposição torna aquela massa de água pobre em oxigénio, provocando a morte de animais aquáticos, levando ainda à formação de gases tóxicos ou de cheiro desagradável. Este fenómeno é tanto mais acentuado quanto maior fôr a quantidade de algas.
Quanto aos valores relativos à água do lago, não diferem muito dos restantes, apenas o valor da temperatura é um tanto ou quanto elevado. Deve-se ao facto de esta água se encontrar armazenada num recipiente situado no parapeito de uma janela, junto das garrafas da experiência anterior.
1 comentário:
Achei as analises realizadas muito interessantes e uteis!Parabens..continuem..
Enviar um comentário