terça-feira, 13 de maio de 2008

E assim...

Finalmente, chegou a altura de apresentar a conclusão do nosso projecto!

A eutrofização é um processo natural de evolução dos ecossistemas. Embora inicialmente favorável ao desenvolvimento dos seres vivos que neles habitam, depressa se revela uma catástrofe quando intensificada pela acção humana. Poderá levar à inutilização da água e, em casos mais graves, ao desaparecimento do corpo de água.

O rio Zêzere apresenta, maioritariamente, características mesotróficas, embora se registem alguns casos que apontem para os estados oligotrófico e eutrófico. Os episódios de produtividade mais significativa devem-se, provavelmente, à erosão do terreno, decorrente do elevado número de incêndios que se registam na bacia hidrográfica, à descarga de efluentes provenientes da indústria têxtil e agrícola, de lagares e de suiniculturas, ao baixo índice de tratamento de esgotos e à existência de lixeiras desactivadas não seladas.

É importante corrigir estas situações através da eliminação dos focos de contaminação de tipo industrial; da implementação de instalações ambientalmente correctas para tratamento e destino final de resíduos sólidos urbanos; da concepção de infra-estruturas de drenagem e tratamento de águas residuais e industriais eficientes; de planos de protecção das florestas e de combate a incêndios.

Caso não sejam tomadas as medidas necessárias para corrigir as situações problemáticas já identificadas, ocorrerá o agravamento do estado trófico do rio Zêzere. Algumas áreas poderão ficar inaptas para recreação e a água imprópria para abastecimento das populações, além de que haverá a alteração da agradável paisagem natural que este rio nos proporciona.

Imagem retirada do site: http://www.santosemarcal.pt/

Sem comentários: